O Projeto Craque na Vida, por meio da identificação das habilidades, permite que os alunos se tornem protagonistas de suas vidas para construção de um futuro positivo.
A transformação do conhecimento em prática do dia a dia, proporciona intensa mudança nas relações entre escola, família e estudantes.
Ao invés de adotar uma abordagem crítica, o Craque na Vida busca o positivismo, focando no fortalecimento das habilidades individuais e no desenvolvimento de uma consciência coletiva, ética e responsável, trazendo na figura do professor, o vínculo do aluno com a escola.
Ao se autoperceber nas vivências do personagem Craq, o estudante compreende o poder das escolhas positivas para vencer na vida.
Ao se conhecer, o estudante tem a oportunidade de encontrar saídas positivas e se posicionar com a confiança necessária para fazer boas escolhas.
Ao adquirir valores como o esforço e resiliência, o estudante tem a habilidade de persistir e desenvolver e melhoria contínua de comportamento.
Ao reestabelecer o vínculo entre estudante e professor, é possível melhorar o comprometimento, impulsionando o empenho e o interesse pelas aulas.
Ao explorar o poder das escolhas certas e erradas, cultivam-se atitudes positivas para a diminuição da indisciplina e a redução de todos os tipos de violência.
A melhora nas relações entre professores, familiares e estudantes promove a aproximação e o desenvolvimento do respeito pelas outras pessoas.
Identificação das inteligências como meio de despertar o desejo de superação, aumentar o interesse pelo aprendizado e criar saídas positivas para os estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, até o final do Ensino Médio, onde suas habilidades individuais, as escolhas positivas e o esforço são decisivos na construção do seu projeto de vida.
Formação e valorização dos professores como principal agente de transformação dos estudantes.
Desenvolvimento das habilidades sociais e aproximação entre professores, estudantes e familiares.
Autopercepção de comportamentos e desenvolvimento do protagonismo dos estudantes para tomadas de decisões positivas.
Criar conscientização coletiva sobre os passos que podem levar a comportamentos violentos e ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
O projeto Craque na Vida é direcionado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. Os alunos recebem um livro para leitura e acessos à plataforma do projeto. Confira todas as ferramentas disponibilizadas individualmente para os alunos.
As atividades do projeto se baseiam na leitura do livro do aluno, abrangendo disciplinas como Ciências, Língua Portuguesa, Interpretação de texto, Matemática, Física e Educação Física.
A ferramenta identifica habilidades dos estudantes, incentivando o interesse pelo aprendizado e esforço na construção do projeto de vida.
Professores e alunos participam pesquisas pré e pós-projeto para obter um diagnóstico abrangente da rede, incluindo violência física e verbal, uso de drogas lícitas e ilícitas e a presença de armas na escola, entre outros indicadores.
Oferecemos aos professores um ambiente virtual de aprendizagem, com suporte pedagógico e oportunidades para troca de experiências e formações certificadas exclusivas. Os conteúdos, sequências didáticas e atividades propostas estão alinhados com as diretrizes da BNCC, visando subsidiar e integrar as metodologias ativas.
Orientações didáticas para o professor desenvolver o projeto de forma prática e objetiva.
Desenvolvimento das habilidades sociais e aproximação entre professores, estudantes e familiares.
Plataforma interativa com conteúdos e sequências didáticas complementares para a prática do dia-a-dia.
Suporte pedagógico on-line do professor para apoio e solução de dúvidas.
Grupos de interação temáticos para troca de experiência e caixa de ideias.
Envio de relatório técnico ao final do projeto com atividades realizadas e dos indicadores coletados.
O Projeto Craque na Vida é implementado em etapas simples e práticas e utiliza diferentes ferramentas. Confira as etapas do projeto:
Formação Presencial ou EAD via Zoom para multiplicadores.
Formação Presencial ou EAD via Zoom para professores.
Realização da pesquisa pré-projeto para professores e alunos.
Início das atividades do projeto com a distribuição dos livros para os alunos.
Realização das atividades e dos testes de habilidades de inteligência.
Uso das salas de troca de experiência e encerramento do projeto.